Por uma questão de organização, é melhor rotular os CDs ou DVDs quando eles são criados. Embora você possa fazer isso escrevendo na superfície do disco com uma caneta permanente, existe um meio de dar uma aparência mais profissional ao disco, com um acabamento melhor. É possível criar para os discos rótulos impressos em papel, usando um software que crie esses rótulos, como o InterVideo, o Sonic Express, ou o Roxio Express Labeler. Esses programas criadores de rótulos permitem que você desenhe um rótulo com texto e imagens, e depois imprima o projeto em papel de rótulo disponível no mercado.
O notebook HP também pode já vir equipado com a inovadora tecnologia LightScribe Direct Disc Labeling, que usa uma unidade de disco aperfeiçoada e software de criação de rótulos para gravar rótulos monocromáticos com qualidade de silk-screen diretamente em CDs e DVDs com revestimento especial. Basta colocar seus arquivos no disco, virar o disco e gravar o rótulo.
Este documento fornece informações sobre a criação de rótulos em papel e com LightScribe, usando programas conhecidos de criação de rótulos.

NOTA: A configuração do software é diferente em cada modelo de notebook. Se o seu PC não tiver um software de criação de rótulos, você poderá adquirir um programa disponível no mercado. Este documento fornece instruções para a criação de rótulos usando os seguintes programas:

Requisitos para a criação de rótulos usando LightScribe

Qualquer notebook é capaz de criar e imprimir em rótulos de papel para CD/DVD; contudo, muitos notebooks estão equipados com a função de criação de rótulos LightScribe Direct Disc. Se a porta da unidade tiver o nome ou logotipo LightScribe, ou se a etiqueta LightScribe aparecer em algum lugar do notebook, significa que a unidade é compatível com a tecnologia. A unidade compatível com LightScribe usa um laser óptico para gravar a imagem em um filme de corante na face do rótulo do disco LightScribe.
Para criar um rótulo LightScribe, você precisará dos seguintes itens:
  • Uma unidade óptica LightScribe.
  • Um disco LightScribe gravável. Os CDs LightScribe estão disponíveis nas cores dourada, amarela, laranja, verde, vermelha e azul. No momento, os DVDs LightScribe só existem na cor dourada.
  • O software do sistema LightScribe, que vem pré-instalado em todos os notebooks HP com unidades LightScribe.
  • Software de criação de rótulos compatível com LightScribe.

Dicas para usar a tecnologia LightScribe

Tenha o seguinte em mente quando for gravar um rótulo usando LightScribe:
  • Quanto maior o contraste configurado, melhor será a qualidade do rótulo, que ficará mais escuro. Porém, quanto maior o contraste, mais tempo levará a gravação.
  • O programa LightScribe tem uma variedade de modelos pré-desenhados para você usar, embora você possa usar seus próprios projetos e imagens personalizadas.
  • Você pode adicionar novos textos e imagens (por exemplo, mais nomes de músicas ou de arquivos) a um rótulo previamente gravado. Carregue o projeto originalmente usado para gravar o rótulo, apague o texto e imagens existentes para evitar que informações duplicadas sejam gravadas, adicione as novas informações do rótulo e grave novamente.
  • Melhore o tempo de gravação mudando do modo Melhor para Normal . Como o sistema LightScribe grava do centro do disco para fora, em anéis concêntricos, você gravará menos faixas por polegada, o que consome menos tempo de gravação mas, por outro lado, cria uma imagem mais clara. Você também pode usar os modelos Título ou Conteúdo , em vez de Disco inteiro . Esses modelos poupam tempo, limitando o rótulo a uma faixa mais estreita. O uso de texto circular (que segue o contorno do disco dentro de um único conjunto desses anéis concêntricos) em vez de texto reto (que corta várias faixas de anéis) também pode acelerar o tempo de gravação.
  • Enquanto o rótulo estiver sendo gravado, mantenha o adaptador e o cabo de alimentação AC do notebook conectados à tomada e evite balançar ou deslocar o notebook. No entanto, você pode continuar usando o notebook para realizar outras tarefas durante a gravação do rótulo.
    Fonte: HP

Links Relacionados:

Grave seus discos personalizados Lightscribe com o Nero!

Entenda os erros e problemas de Lightscribe e como solucioná-los

Conheça a origem da tecnologia Lightscribe

Anúncios