O que é?
Lightscribe é uma tecnologia que permite “imprimir” monocromaticamente em CD’s e DVD’s específicos uma imagem que decidimos colocar neste. É sem dúvida uma solução extremamente melhor que as comuns etiquetas ou marcador de acetato.
Este tipo de “impressão” é feita na própria drive gravadora, com o lazer da mesma, é obviamente necessário um software específico que geralmente vem acompanhado da drive gravadora com Lightscribe.

História
Lightscribe é uma tecnologia desenvolvida pela Hewlett Packard, pelo engenheiro Daryl Anderson, na localidade de Oregon. Com alguns esforços da Hewlett Packard Imaging e das unidades ópticas de armazenamento, a tecnologia Lightscribe veio para o mercado.

Como funciona
A superfície de um disco lightscribe é revestida de uma película fotossensível que muda de cor (intensidade da cor) quando sujeita a um laser infravermelho de 780nm. A superfície impressa resistirá à luz caseira no mínimo por nove meses. O Laser influencia a cor do disco lightscribe do centro para os extremos através de círculos concêntricos, logo, imagens com maiores diâmetros demorarão mais tempo a “imprimir”.
As superfícies lightscribe não podem ser rescritas, mas podemos adicionar informação visual a um disco já escrito, podemos fazê-lo com grande precisão uma vez que cada disco é cotado de informações nas extremidades interiores, que informam a drive da posição do disco.

Evolução
Primeiramente os discos tinham todos os fundos dourados, porém agora existe uma vasta gama de cores de fundo. A definição das películas escritas tem vindo a aumentar e hoje em dia existem discos escritos com grande qualidade de imagem

Preços
Hoje em dia está muito mais fácil adquirir mídias e gravadores com a tecnologia lightscribe, no site www.tecnomidia.com.br você encontra mídias lightscribe a partir de R$ 0,99. Notebooks mais atuais da HP entre outras marcas já estão vindo com o gravador lightscribe.

Anúncios