Bom, como hoje em dia, e no Brasil os jogos de PC e Softwares são quase mais caros que os próprios PC/Console, muito se fala em cuidados com as mídias e limpeza de mídias arranhadas ou não.

Vou trazer aqui, algumas opções de como limpar melhor a mídia, alguns mitos e boatos também que rolam por toda a internet, e coisas que podem ajudar a gente a manter nossos jogos sempre funcionando.

CUIDADO! Todos os dados da mídia, são gravados na parte de cima dela (onde geralmente colam adesivos de especificações, ja para não ocorrer nenhum arranhão), a lente debaixo apenas amplia a leitura de dados e as repassa para o leitor, para que sejam coletadas. NUNCA DANIFIQUE A PARTE DE CIMA DA MÍDIA

Entendendo os CD´s: As mídias de CD e DVD são feitas da seguinte forma: Os dados ficam gravados em uma camada plástica transparente (policarbonato), que tem justamente a função de proteger a camada metálica do CD e permitir que um rótulo seja impresso no lado que não é usado para a leitura.
A unidade de CD-ROM ou o CD player utilizam um feixe laser para ler a camada metálica. Esse feixe laser atravessa a camada plástica transparente e efetua a leitura. Se a camada plástica estiver arranhada, o feixe não consegue ultrapassá-la, dando erro de leitura ou “pulando” a música. Ou seja, os dados a serem lidos ainda estão dentro do CD, o problema é em sua camada plástica.

Vamos lá:

1 – Um dos melhores jeitos de limpar uma mídia:
Pegue a midia riscada a ser recuperada, lave bem com agua corrente,

imagem

depois lixe a superficie espelhada com uma lixa dágua 1200, até ficar opaco e todos os riscos desaparecerem, em seguida, lave bem, seque. Em seguida de uma polida com massa de polir Numero 2 (a mesma usada para polir carros, motos, etc) até que a superficie espelhada recupere o brilho novamente.
Tome cuidado para quando lixar, não gastar tanto o revestimento de plastico do Cd ou do Dvd, lixe somente o quanto baste para os riscos desaparecerem, pois se a lixa atingir a parte onde os dados estão gravados, (parte cromada) a midia estrá inutilizada para sempre!
Depois de fazer o polimento, lave bem com agua e sabão e pronto, os seus cds e dvds estarão prontos para serem usados novamente!

imagem

2 – Usando lenços de papel:
Primeiro, passe a mídia em água corrente, para que possa tirar qualquer resíduo que venha a a arranhar a mídia novamente. Em seguida, pegue um lenço de papel (guardanapo arranha, tem que ser lenço de papel), molhe um pouco no Àlcool em Gel (tem que ser gel). Esfregue levemente até que o Álcool fique por cima de toda a superfície da mídia. Depois passe outro lenço para tirar o resíduo, e lave levemente com água e sábão líquido. Depois de tirar todos os resíduos seque-a bem. Este modo não retira arranhões, mas limpa qualquer marca que não esteja a olho nu e que possa dificutar a leitura da mídia.
PS: Pode ser usado detergente Neutro

Mitos e Lendas:

1 – Usando Bananas:
Muito se fala em usar bananas para tirar arranhões em DVD´s. Isso não acontece! A banana se infiltra em arranhões, fazendo com que eles sejam tapados. Os arranhões continuam lá e isso dificulta ainda mais a leitura da mídia.

2 – Limpando em panos, camisa etc:
Pior coisa! Isso além de arrastar resíduos e arranhar, deixa pelos encima da mídia que dificultam ainda mais a leitura!

Fonte: Gamevicio

Anúncios